sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cinco Vídeos de: Jack Bruce

Essa semana foi cheia de aniversários no mundo da música, por isso, vou fechar a semana com o mesmo tema que abri. Só que, dessa vez, será uma homenagem a um verdadeiro gênio do Rock and Roll. Jack Bruce, nascido em 1943, na Escócia, é um dos maiores baixistas que já caminharam sobre a terra. Filho de músicos, ele partiu para a mesma carreira e terminou formado pela Royal Scottish Academy of Music and Drama, onde estudou Violoncelo e Composição.

Bruce fez parte do grupo de músicos britânicos responsáveis pelo Big Bang do Rock and Roll mundial. Em um universo onde Beatles e Rolling Stones dominavam, ele fazia parte de um “selecionado” que elevaria a música a um novo nível. O baixista tocou com bandas como Graham Bond Organization e John Mayall & the Bluesbreakers, mas foi em 1966 que ele revolucionaria o Rock. Em companhia do baterista Ginger Baker – ídolo de ninguém menos que John Bohan – e o guitarrista Eric Clapton – que se você não sabe quem é, eu tenho pena de você – eles fundaram o “Cream”, o qual tem um ZORTCAST especial, que você confere AQUI!

Assim que o fim do Cream foi anunciado, ele foi tocar no “West, Bruce and Laing”, onde teve mais liberdade de compor e desfiar sua habilidade no baixo. A banda também não teve vida longa, mas produziu coisas muito boas, apesar de não ter a mesma expressão do “Cream”.

Depois dessa fase, Jack Bruce imergiu na sua carreira solo, que incluiria tocar com outros grandes gênios como Robin Trower, Peter Frampton, Mitch Mitchell e Buddy Guy.

Seguem abaixo, cinco vídeos onde podemos apreciar toda a capacidade musical do senhor Jack Bruce! Em um deles, o rapaz mostra que na gaita ele também é fenomenal. Bom final de semana para todos!













Nenhum comentário: